Abrigados em colchões, travesseiros, sofás, carpetes, tapetes, cortinas, roupas de cama e pisos, os ácaros se alimentam de resíduos de pele humana e de animais e vivem entre 2 a 3,5 meses.
O ar que respiramos carregado de dejetos, secreções e fragmentos deste insetos mortos, juntamente com a poeira e inúmeras outras partículas em suspensão, provocam reações de hipersensibilidade que se transformam em doenças respiratórias como alergias ao pó doméstico, asmas, rinites e dermatites alérgicas.
Só a adoção de práticas de higiene reduz as populações de ácaros e minimiza os problemas que eles podem causar a saúde das pessoas.
A maior concentração de ácaros ocorre em colchões. É neles que a espécie encontra temperatura e condições aconchegantes para sobreviver. O curioso é que a concentração de ácaros na parte de baixo dos colchões, que está em contato com os estrados, é três vezes superior a do lado de cima. O controle das infestações deve começar nos quartos e se estender para o resto da casa.
- A redução da umidade desfavorece o desenvolvimento de fungos e de ácaros. Desumidifique os ambientes arejando-os naturalmente, usando aparelhos desumidificadores ou ar condicionado.
- Use aspirador de pó. Lave pisos e faça a limpeza dos ambientes com panos úmidos.
- Troque e lave frequentemente cortinas, roupas, fronhas, lençóis, toalhas e peças de cama e banho. No lugar de cortinas, use persianas plásticas.
- Trate colchões e tapetes com acaricidas. Lave colchões, edredons, almofadas e os exponha ao ar e ao sol. Vire os colchões a cada 15 dias e os envolva internamente com uma capa emborrachada, fechada por zíper.
- Prefira colchões e travesseiros de espuma ou use capas plásticas ou de poliuretano anti-ácaros (inclusive em edredons e almofadas).
- Lave semanalmente bonecos e brinquedos de tecido e pelúcia.
- Use filtros em aparelhos condicionadores de ar e sistemas de ventilação central.
- Evite a presença de animais domésticos no interior das habitações. Seja rigoroso com sua higiene pessoal e com a de seus bichinhos de estimação.
- Mantenha toda a casa (principalmente quartos), sempre bem arejada e iluminada.
- Alimentos armazenados em despensas devem ser mantidos bem fechados. Evite fazer refeições em camas e sofás.